Charles Lenzi, presidente da Abragel , defende contratação de reserva de capacidade também para centrais hidrelétricas de pequeno porte a partir das próximas edições
A Abragel, em parceria com o escritório L.O Baptista Advogados e o Grupo de Estudos do Setor Elétrico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, (GESEL), promovem, nesta sexta-feira, 15 de março, webinar sobre Leilão de Reserva de Capacidade, previsto para 30 de agosto próximo.
Para Charles Lenzi, presidente da Abragel, trata-se de extrema relevância a abertura de consulta pública sobre a portaria que define as diretrizes para realização deste leilão. Isso porque a iniciativa tem por objetivo garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica, a fim de atender a necessidade de potência requerida pelo Sistema Interligado Nacional, por meio de fontes de geração despacháveis de forma centralizada.
“Entendemos que a EPE e o MME devem olhar mais para os empreendimentos que são despacháveis no nível da distribuição, como no caso das centrais hidrelétricas de pequeno porte”, diz Lenzi .
Ele chama a atenção para a “grande incidência de Geração Distribuída Solar”, e afirma que a melhor forma de compensar essa intermitência seria inserir geração firme também neste nível de tensão, já que utilizaria menos a transmissão.
“Nossa expectativa é de que haja previsão de contratação de reserva de capacidade também para centrais hidrelétricas de pequeno porte a partir das próximas edições”, enfatiza Lenzi.
.
Comments