top of page
  • revistahydrobrasil

Estelar Engenharia inicia em setembro a construção da PCH Saltinho, de 27,2 MW


Vice governador do RS, Gabriel Souza na entrega da LI ao empresário Cláudio Vignatti, com Marjorie Kauffmann, da Sema-RS


A Estelar Engenheiros Associados, de Florianópolis, inicia em setembro a construção da PCH Saltinho, de 27,2 MW, no rio Ituim, junto aos municípios de Ipê e Muitos Capões, no Rio Grande do Sul. Vencedora do leilão de energia nova A-4, realizado em 27 de maio de 2022, a unidade recebeu a Licença de Instalação (LI) da Fepam, na última quinta-feira. Composta de três unidades geradoras com turbinas Francis horizontal Simples com 9 MW cada e uma unidade geradora de 0,27 MW, a usina terá barragem/vertedouro de concreto, com 176 metros de extensão e altura de 10 metros, resultando um reservatório com área total de 22 hectares. A previsão de investimento é de R$ 170 milhões, dos quais 65% de financiamento e 35% de capital próprio dos investidores da SPE. Durante a obra serão gerados 120 empregos diretos e 250 indiretos.

O engenheiro Nelson Dornelas da Estelar Engenheiros Associados, de Florianópolis, a quem caberá a gestão de implantação da usina, informou que as obras irão começar pelo desmatamento, acessos e a infraestrutura necessária para a parte mais pesada do empreendimento.

Cronograma

O cronograma também será conduzido de uma forma capaz de permitir a entrega contratual da energia com uma margem de folga, mas otimizando o desembolso a fim de garantir um custo financeiro menor em função das altas taxas de juros atuais. “Em outubro estaremos com a obra já em ritmo normal”.

Dornelas explicou que foram adotadas várias alterações com o intuito de otimizar o projeto. Entre as vantagens do ponto de vista ambiental, a PCH Saltinho deverá gerar 1 MW de energia para cada 0,8 hectares de desmatamento. Além disso, de uma barragem estimada em 25 metros de altura houve uma redução para 10 metros, o que permitiu reduzir o desmatamento em mais de 50%. “O menor impacto ambiental gerou também uma redução no custo do projeto”.


Redução de custo

“De outro lado, agregamos mais dois segmentos de túneis de 700 m e 800m, reduzindo o custo do concreto da barragem e a uma redução do custo da obra em 10%, o que é bem relevante “, afirmou Dornelas. As obras da PCH Saltinho serão concluídas em setembro de 2025, com o início de geração ao Sistema Interligado em janeiro de 2026.

Dada a proximidade das usinas, a conexão ao Sistema Interligado Nacional será compartilhada com a PCH Chimarrão na subestação de Morro Grande em 138 kV, já existente, que se conecta ao sistema na SE Vacaria, em 138 kV. A PCH Saltinho está ligada à SPE Saltinho Energética, companhia que possui investidores em comum com a PCH Chimarrão operando desde maio último.


Comments


bottom of page